
Você sabe que dia é hoje? Não? Bom, hoje é o dia para todos aqueles que escolheram por uma carreira ligada à criação de desenhos ou ilustrações. Estamos falando de uma das profissões que estão em alta atualmente, em que os profissionais desenvolvem a imagem de uma empresa ou negócio, os designers gráficos. Para comemorar seu dia, iremos falar sobre essa muito querida por muitos amantes de desenvolver seus próprios desenhos.
O que é Design Gráfico?
O Design gráfico é um segmento do design visual, em que o profissional da área se especializa em desenvolver soluções a partir de projetos de comunicação visual que atendem as necessidades que existem no mercado. O Designer gráfico atua em projetos gráficos que podem estar envolvidos tanto no impresso quanto no digital, como: desenvolvimento de identidade visual, marca gráfica, sinalização entre outros.
Os profissionais dessas áreas são favorecidos pela quantidade de inovações tecnológicas que possuem no mundo digital, em que disponibilizam ferramentas que ajudam a desenvolver e produzir imagens gráficas para os mercados de trabalho.
Perfil de um Designer Gráfico
Muitos se perguntam, se podem se identificar com a área. Bom, pelo que acreditamos, todo perfil de um profissional de design gráfico são a vontade de aprender, a empatia e gostar de resolver problemas.
Além dessa características principais, outras que também favorecem no perfil ideal para um designer gráfico são: Ter gosto por arte e eventos culturais para contribuir na composição de seus projetos; bom senso estético para saber julgar e decidir o que não seja o mais belo; conhecimento de expressar ideias através de seus desenhos; gostar de tecnologia, principalmente com a relação que design e a tecnologia possuem; saber trabalhar em equipe; e ter comprometimento com os resultados.
Mercado de trabalho
Os designers gráficos são sempre chamados por empresas de comunicação ou indústrias de diversos setores, sendo eles podendo ser tanto de instituições públicas, privadas e do terceiro setor, em que os profissionais desenvolvem projetos de comunicação visual.
Os profissionais de design podem atuar em: agências de publicidade; editoras; departamento de comunicação e marketing de empresas; escritórios e estúdios de design; gráficas, empresas de embalagens; produtoras de vídeo e cinema, emissoras de TV; e, também, como freelancer.