
Já pensou em criar sua própria empresa, mas tem dúvida para quem irá vender ou apresentar o seu produto? Bom, para isso existe o termo “persona”, não sabe o que significa? Não se preocupe, a Carioca Jr veio te explicar sobre e darmos algumas dicas de como criar sua própria persona.
Qual a função ou significado de uma persona?
Conceito criado pelo designer e programador de softwares, Alan Cooper, a persona (ou também conhecido como buyer persona ou avatar) é um personagem semi fictício, que tem base em dados e comportamentos reais, que demonstram o cliente ideal para uma marca e empresa.
O termo tem o objetivo de orientar o empreendedor na criação de conteúdo e o Marketing Digital, por meio de um perfil que sintetize as principais características dos clientes para que a marca consiga desenvolver estratégias que tenham relação com seu público e sejam capazes de atender aos seus pedidos.
Como desenvolver uma persona?
Para criar uma persona, é preciso pesquisar as seguintes questões: quem são os seus clientes, com o que trabalham, o que fazem durante o dia, como se informam, quais são suas maiores necessidades? Desse jeito, a persona pode ser feita por meio dos dados encontrados, e não pelas suposições da equipe de marketing.
Um exemplo bom para explicar sobre como a persona funciona é mostrando as que foram criadas por outros empreendedores, como: Diego, 30 anos, que é workaholic, casado, e um gestor de marketing de uma média empresa da área de Marketing Digital.
Ele possui um perfil analítico e focado em números, obcecado com novidades e inovações, sempre buscando por novidades no mercado internacional. Além disso, Diego quer sempre qualificar seu time, não tem muito tempo e sua agenda é apertada.
O Diego gostaria de aumentar seus resultados com marketing, gerando mais leads e qualificadas, aumentando suas vendas, inovando nas estratégias do seu time e ser visto como uma autoridade no mercado.
No entanto, a persona passa por algumas dificuldades como: a falta de orçamento para investir em novas soluções, o excesso de tarefas e a dificuldade de gestão de tempo, e a pouca mão de obra disponível para colocar em prática todas as suas ideias.