Carioca Júnior

Diferença entre Persona e o Público Alvo

Todos que trabalham na área de marketing já devem saber que para preparar uma propaganda de sucesso é preciso conhecer o seu público que possui seus interesses em torno dos seus produtos e se preparar para desenvolver uma comunicação que converse diretamente com eles.

No entanto, qual a melhor forma de conhecer seu possível cliente? Bom, para responder essa questão, existem dois métodos na área do marketing que cada um possui características e aplicações ideais: o público-alvo e a persona. 

Porém, muitos possuem dúvidas sobre as diferenças que esses dois termos podem trazer. Mas, não precisam se preocupar, pois, no post de hoje, nós iremos comentar sobre as diferenças entre esses dois métodos eficientes para os negócios ou empresas de marketing.

O que é Público-Alvo?

O público-alvo tem a função do empreendedor de montar a definição social, econômica e demográfica daqueles que possuem interesse em consumir os seus produtos para realmente conhecer os seus clientes.

Ao utilizar o método, os empresários terão checar o estado civil, formação, gênero, hábitos de compra, idade, profissão e região do país, para terem as informações que constituem os seus consumidores.

Antigamente, esse conceito era considerado o 1º passo a ser feito ao orquestrar uma campanha de empresa ou negócio da área de marketing.

No entanto, o público-alvo tem caído em desuso como o único direcionador para as ações da área, pois, com os novos hábitos de consumo e a riqueza de informação e segmentação que o marketing digital oferece, os empreendedores necessitam de uma nova visão mais precisa dos consumidores e das aspirações para que as campanhas sejam realmente efetivas.

O que é Persona?

Persona ou buyer persona é um personagem semi fictício, que tem base em dados e comportamentos reais, demonstrando o cliente ideal para uma marca e empresa. Seu objetivo é fazer com que o empreendedor e os trabalhadores do seu negócio tenham compreensão melhor de quem são seus clientes e do que eles necessitam, possibilitando o desenvolvimento de estratégias de marketing de sucesso.

Ao montar uma persona é preciso pesquisar sobre os seguintes requisitos: um nome fictício, para facilitar a conexão; uma breve história sobre o dia a dia da persona; a profissão; os seus hábitos de compra; o seu estilo de vida; as redes sociais favoritas; hobbies; valores; dores relacionadas ao seu produto; dúvidas; e as suas ambições.

Com o público-alvo sendo decaído no uso de muitos empreendedores pela sua falta de detalhes, a persona tem chegado e demonstrado como uma boa solução para as novas necessidades na relação entre o empresário e o consumidor. 

Qual a diferença entre os dois métodos?

Enquanto o público-alvo traz informações gerais do cliente ideal para as empresas, a persona oferece um grande nível de detalhes sobre o consumidor, dando um pouco de storytelling do perfil do personagem, em que ajuda a sua equipe de marketing a compreender mais o cliente, criando mais empatia e visualizando a melhor linguagem e abordagem nas campanhas.

Mesmo um sendo mais valorizado que o outro, os dois conceitos são importantes para as diferentes etapas de marketing.

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