
Sempre quiseram alguma técnica de escrita para o seu negócio? Bom, hoje, a Carioca Jr veio discutir sobre umas das habilidades que são utilizadas com frequência na TV, marketing e publicidade, Storytelling.
Storytelling é uma técnica que tem objetivo de contar histórias utilizando recursos de audiovisual, além das palavras. A habilidade é responsável em ajudar a promover o negócio do empreendedor e vender os seus serviços de forma indireta e persuasiva.
Tríade que compõem o storytelling
A técnica storytelling é sustentada por um tripé, que é composto por 3 elementos, que necessitam estar sempre ligados. Entre eles estão:
- Técnicas narrativas
Etapa que possui a responsabilidade de definir os caminhos conceituais que darão sustento ao conteúdo do texto ou negócio.
- Conteúdo narrativo
A etapa que é considerada a mais explorada e conhecida no storytelling, trazendo mais vida para a técnica.
- Fluidez
Elemento que demonstra que uma história pode ser consistente, quando a trama precisa ser contínua. Sem buscar ser interruptivo, porém pode criar experiências e momentos que deixam dar uma proximidade na sua audiência.

Exemplo de um storytelling
Vocês sabiam que algumas histórias de contos de fadas dá para perceber o uso do storytelling? Cada um têm a técnica aplicado nas suas tramas com objetivo de ensinar as crianças sobre alguns tópicos, como por exemplo:
- Como ensinar meus filhos a não aceitar presentes estranhos? Leia “Chapeuzinho Vermelho”;
- Quando quero reforçar que dizer a verdade sempre é bom? A história do “Pinóquio” fala desse tópico;
- Como fazer evitar julgamentos? “A Bela e a Fera” é uma ótima opção.
evolução de um pequeno empreendedor