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Já pensou em criar uma persona para seu negócio? Se sim, então esse assunto que iremos lhe contar vai ser bastante útil no que você deseja desenvolver, por motivos de que ao entrar no conceito de construir uma persona você deve conhecer os diferentes tipos que existem, em que cada um possui propósitos distintos. Então, que tal a gente se aprofundar mais sobre cada uma delas?
Buyer Persona
Vamos começar com um dos exemplos mais simples que está dentro desse universo, o buyer persona. Como o próprio nome já informa, é um perfil semi-fictício que traz uma representatividade do cliente ideal para os negócios, mostrando os seus comportamentos, as demandas, os desafios e objetivos em seu negócio, fazendo com que direcione seus esforços gerar um impacto positivo no cliente em potencial e aumentar as suas chances de venda.
Audience Persona
Nele tem o propósito de demonstrar um perfil que visita as suas páginas nas redes sociais, lê as publicações do seu blog ou até assiste aos seus vídeos. Mesmo que a interação e o engajamento entre marcas e usuários sejam também muito importantes no cenário digital, essa audiência, muitas vezes, apresenta um perfil distinto do seu comprador. Então é importante opinar em escolher a audience persona.
Proto Persona
A proto persona representa uma versão inicial das muitas personas que constituem em uma empresa. É desenvolvido a partir de uma brainstorming da equipe do empresário, em que eles estarão avaliando quais são as principais características dos seus clientes. Este conceito trata-se de um direcionamento inicial para começar a estruturar a criação de perfis mais completos.
Brand Persona
Um perfil que ao em vez de desenvolver algo semelhante ao seu consumidor ou audiência, ele pode ser relacionado a sua própria empresa. Você não leu errado! A persona possui a ideia de humanizar a sua marca, criando um perfil que represente os valores e a visão da companhia. Além disso, o perfil tem o pensamento de traduzir esses conceitos a partir de mensagens mais efetivas.
Como escolher o mais apropriado?
Imagino que deve ser difícil de saber qual o que mais te interessa, até mesmo não existe uma fórmula que possa ajudar nesse quesito. No entanto, para ter conhecimento de qual que mais encaixa com a sua empresa é dependendo dos objetivos que você deseja criar com o seu negócio. Como por exemplo:
Para aqueles que desejam almejar a investir em Marketing de Conteúdo com objetivo de fortalecer a reputação online e ganhar relevância dentro do seu segmento, audiência e brand persona são as melhores opções para esse quesito.
Agora diante de um e-commerce, que possui a responsabilidade de vender mais, sem ter a preocupação com o relacionamento que estão fora da jornada de compra. Então a melhor escolha para essa situação é aquele que tem a importância de demonstrar quem são os consumidores dos seus produtos, o buyer persona.
Então, de acordo com tudo que foi informado, o importante para saber qual deve ser a escolha perfeita para os seus negócios vai depender dos objetivos que você deseja cumprir ao construir seu próprio negócio.