
Imagino que muitos devem pensar que jogos só tem inicialmente a função de entreter o público, sendo uma fonte de entretenimento, mas eles também conseguem abordar diversos temas, incluindo de saúde mental, depressão e suicídio.
Com a chegada do Setembro Amarelo, mês dedicado a prevenção de suicídio, nós da Carioca Jr viemos discutir sobre esse problema que acontece com diversos brasileiros em quase todo dia de cada ano, não só nesse específico mês, e principalmente com os jovens. Além desse assunto, gostaríamos de demonstrar como os jogos podem dar um grande suporte para aqueles que sofrem por essa doença, sendo importantes aliados na prevenção desse problema.
Entre os jogos que podem ser de grande suporte para aqueles que estão com falta de saúde mental estão:
Celeste
Um jogo brasileiro de 8-bit, lançado em 2018 e traz para o público uma aventura desafiadora e emocionante! Em que os jogadores terão a responsabilidade de ajudar a personagem Madeline a escalar a imponente montanha celeste, passando por diversos percursos desafiadores.
Celeste demonstra ter alguns pontos altos, como um deles são as fases complexas do jogo, sendo difícil para o usuário passar na primeira tentativa. Além disso, tem também o roteiro que está repleto de personagens carismáticos e com diálogos que podem fazer muitos ficarem emocionados com a situação.
Na trama do jogo mostra uma metáfora dos distúrbios mentais, e como a negação da existência deles podem prejudicar uma pessoa a resultar em atitudes extremas e dolorosas.
Jornada do Acolhimento
Jogo lançado no início de setembro, pela farmacêutica Janssen, que tem como objetivo de dar permissão dos usuários aprenderem sobre as jornadas de pessoas que lidam com transtornos mentais, como: a “Descoberta”, em que uma pessoa descobre que possui sintomas de depressão e pede ajuda; “Superação”, quando o jogador tenha visão e sente as emoções que são transmitidas de um personagem que já tem a doença; e a “Esperança”, onde o usuário incorpora um personagem que identifica e tenta dar suporte para seu amigo que está passando por esse grande problema.
Além disso, o jogo demonstra como eles podem acabar promovendo reflexões que podem gerar uma mudança de comportamento.
Jornada do Acolhimento foi desenvolvido como um das ações do Movimento Falar Inspira Vida, que teve seu foco no Setembro Amarelo, o mês que está em prol da saúde mental, ajudando a prevenir o suicídio.
Gris
Também lançado em 2018, Gris é outro jogo que chama atenção do público, não só pela sua beleza, mas pela poderosa mensagem transmitida pela sua trama. Nele os jogadores são colocados na pele da protagonista, que possui o mesmo nome da obra, fazendo a personagem passar por diversos cenários grandiosos e multicoloridos, que simbolizam a pequenez, que levam as pessoas a terem depressão ou transtornos de ansiedade.
O jogo foi considerado com uma obra de arte imensamente sensível para todos que experienciaram o jogo, independente da sua saúde mental, por motivos de emocionarem os jogadores a partir do seu visual, da trilha sonora e do tema abordado.